top of page
  • Vitor Rézio

10 DICAS PARA SE PREVENIR DE GOLPES BANCÁRIOS, A DICA 8 QUASE NINGUÉM CONHECE


Quase todos os dias ouvirmos falar que um novo golpe bancário surgiu. Cada vez mais criativos e sofisticados, esses golpes atingem milhares de pessoas todos os dias, dos idosos aos mais jovens, dos distraídos ao mais atentos. Verdade é que são infinitas as possibilidades e todos nós estamos sujeitos.

Os golpes bancários, sem dúvidas, são os mais frequentes. Segundo levantamento feito pela Psafe, líder no mercado de cyber segurança, foram registrados mais de 1,6 milhões de golpes em 2021 somente no Brasil, o que significa uma média de 17 mil ataques por dia. Na sequência, está a clonagem de WhatsApp, que atinge cerca de 15 mil brasileiros por dia. Tudo isso sem contar os casos subnotificados.

Mas afinal de contas, como se proteger e passar longe desses golpes?

Aí vão 10 dicas de segurança:



1. NUNCA forneça ou digite senhas por telefone ou e-mail. A senha é sempre de uso pessoal e exclusivo do titular do cartão, portanto nunca informe a sua senha ou dados do cartão a outra pessoa.

2. Use sempre a autenticação de dois fatores ou verificação em duas etapas, que inclui uma segunda camada de autenticação para garantir o acesso aos aplicativos de banco.

3. Não entregue seus cartões, mesmo que vencidos ou inutilizados.

4. Não clique em links desconhecidos.

5. Evite expor ou fornecer informações pessoais, financeiras e profissionais em sites de compra, serviços etc.

6. Cuidado com ligações de supostos funcionários do banco. Sempre desconfie, e na dúvida, desligue e entre em contato com seu gerente.

7. Não faça transferências ou realize transações para fazer testes. Isso não existe!

8. Tome cuidado com ações solidárias, e-books ou cursos gratuitos, através dessas transmissões e ofertas os criminosos capturam informações para aplicar golpes no futuro. Portanto, sempre desconfie de promoções imperdíveis e, mesmo que o remetente seja conhecido, investigue todos os detalhes.

9. Não utilize a mesma senha para mais de um serviço e troque todas as suas senhas periodicamente, de preferência por senhas complexas, com números e caracteres especiais. Abuse da criatividade!

10. Jamais forneça a outra pessoa código recebido por SMS de confirmação, aquele que você recebe para se cadastrar em aplicativos. Esse é um dos principais meios para disseminar golpes financeiros.


Desconfiar é sempre o primeiro passo, o segundo é investigar. E lembre-se sempre de procurar um advogado para conhecer os seus direitos.

Comments


bottom of page